Hanseníase

Título do Site

Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, tem preferência pela pele e nervos periféricos, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e preconceito que permeia a doença. A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado.

O Ministério da Saúde (MS) promove em parceria aos estados e municípios, ações de vigilância e educação em saúde, com o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença e incentivar a procura pelos serviços de saúde, além de mobilizar os profissionais de saúde à busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, especialmente os de convivência domiciliar (grupo com maior risco de adoecimento). As ações de busca ativa têm como foco o diagnóstico precoce da doença e a prevenção das incapacidades e deformidades físicas.  

O MS recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo, principalmente, se essa mancha apresentar alteração de sensibilidade ao calor e ao toque, configurando como um dos sinais e sintomas sugestivos da doença.

Entre 2006 a 2015, o Brasil conseguiu reduzir em 28% a taxa de detecção da doença, reduzindo de 43.652 para 28.761 o número de casos novos diagnosticados, no mesmo período. Entretanto, mesmo com a redução apresentada, a detecção no país ainda é considerada alta para a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dos 28.761 casos registrados em 2015, 2.113 (7,34%) foram em crianças com menos de 15 anos, sinalizando focos de infecção ativos e transmissões recentes.

A nossa missão é promover a valorização e o desenvolvimento do ser humano, através da assistência social, priorizando o amparo aos hansenianosFazem parte dos objetivos da nossa Casa, fortalecer a esperança daqueles que nos procuram em busca de conforto e equilíbrio emocional, bem como promover e divulgar a importância da prática da fraternidade e da solidariedade entre as pessoas.

COLÔNIA SANTA IZABEL

Um pouco da história

(Assista o vídeo abaixo)

Video realizado pelo Portal o Tempo

clique acima e veja as datas de visita nos Sanatório
Visita a ColônIa Santa Izabel - 2017
Clique abaixo

(11)  5571 36 86 

      UNIDADE 1 -  Av.  Pref. Fabio Prado,  nº  15  -  Vila Mariana  -  CEP : O4116-000  -   São Paulo  -  SP

UNIDADE 2  -  Rua Bonitos, nº 89  -  Vila Mariana  -  CEP: 04117 -080  -  São Paulo - SP

© 2017  - NÚCLEO ASSISTENCIAL BEZERRA DE MENEZES -  todos os direitos reservados